Visite

Acesse: vereadornassokaxinawa.blogspot.com.br - Contato: 68 9938-1042

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Vereador Cacique Nasso Kaxinawá na tarde de segunda-feira (22 de junho de 2015) palestra na escola José de Araújo


Vereador Cacique Nasso Kaxinawá
   O vereador Cacique Nasso Kaxinawa dá palestra para os alunos da escola Municipal José Augusto de Araújo sobre os Kaxinawá(huni kui) falando da história desse povo, suas origens crença e religião hoje como si atua suas representatividade nas terras indígenas.
alunos da escola Municipal




Assessoria do Gabinete do Vereador Cacique Nasso Kaxinawá




quarta-feira, 24 de junho de 2015

Sessão de Vereadores (quarta feira) 24 de junho de 2015

  
Vereador Cacique Nasso Kaxinawá
   vereador cacique nasso kaxinawa  fala na tribuna sobre a violência  que  assombra  nossa cidade, que hoje as famílias não estão vivendo mais em paz, o medo de sair de casa e não volta mais, onde menos de um mês já se é o terceiro homicídio em Tarauacá, onde foi morto a facas Armando Sereno Kaxinawá, 25 anos, residente na Aldeia Praia do Carapanã, Rio Tarauacá, na noite desta terça feira, 23 de junho. é muito triste, hoje não temos segurança nenhuma, e enquanto a justiça não toma as providencias nós índios vamos senta para tomar as devidas providencias, pessoas de bens não tem mais segurança nenhuma dentro de suas próprias casas, e acredito ainda que a justiça ira tomar as devidas providencias.
  Sobre a invasão da terras do Ratinho muitas daquelas famílias realmente precisam, enquanto outras estão lá porque venderam suas terras e tomarão posse de terras que não eram suas, as famílias que estão por realmente precisam tem meu total apoio.
 Sobre Tarauacá  teve avanço sim, a Câmara já aprovou vários projetos no qual muitos já foram executados em nossa cidade, os bons político   de bom carate que trabalham em prós da população.




Assessoria do Gabinete do vereador Cacique Nasso Kaxinawá 


Sessão de Vereadores 23 de junho de 2015, aprovação do plano municipal de Educação, apresentado pelo prefeito Dr. Rodrigo Damasceno Catão

         Vereador Cacique Nasso  Kaxinawa fala na tribuna sobre a viagem a capital, a criação das câmaras de vereadores  em Rio Branco sobre a união dos vereadores, e a importância dessa união e a criação da associação dos vereadores, também esteve na aldeia do Caucho acompanhando a construção da arena, onde será realizado o festival huni kuin, e  o acompanhamento da agenda do prefeito e de sua total importância de acompanhar o trabalho do município, pois o mesmo projetos passam pela aprovação da câmara, e que os vereadores fazem parte desses projetos, e a importância da biblioteca da praia e da rodoviária, onde agora os ônibus não precisam mais entrar na cidade, muitas das vezes danificando as ruas.

  


      frisou sobre a área APP , e o mesmo acredita que a construção das mil casas serão realizada, o projeto já foi aprovado, mais não se sabe ser será construídas todas nesse ano ainda, mais o mesmo acredita que serão sim feitas as casas para os moradores da área do APP .

        O Plano Municipal de Educação de Tarauacá como instrumento para a implantação e implementação de uma educação integral, integrada e de qualidade social, representa o apoio básico á constituição de um sistema municipal de ensino articulado com as definições políticas nacionais e estadual, que transcende o espaço das redes públicas de ensino, na medida em que se reconhece como elemento norteador de uma política educacional que não se restringe somente ao espaço escolar, mas a um projeto educativo que necessita do incentivo e da colaboração de toda sociedade, com vistas ao pleno desenvolvimento do cidadão tarauacaense.  



  Assessoria do Gabinete do Vereador Cacique Nasso Kaxinawa

 


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Agenda da semana do Vereador Cacique Nasso Kaxinawa

  

  

   
                                                         Rio Branco
    O  Vereador Cacique Nasso Kaxinawa cumpre com sua agenda de atividades no inicio da semana passada esteve em Rio Branco em uma agenda das Câmaras Municipais lá onde foi criada a Associação das Câmaras Municipais.


                                                                                                     Caucho
   Na sexta-feira esteve na comunidade do Caucho acompanhando os trabalhos da construção da Arena onde vai ser realizado o festival Huni Kuin do Caucho.

                                                              Biblioteca 
                                                                                                Rodoviário 
    No Sábado o parlamentar acompanha a agenda do prefeito Dr. Rodrigo e o Senador Jorge Viana na entregar da Biblioteca Municipal do bairro da praia, como a entrega da Rodoviária de nosso Município.
  São frutos das emendas parlamenta do Gabinete do Senador Jorge Viana.






 Assessoria do Gabinete do Vereador Cacique Nasso Kaxinawa

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Sessão de Vereadores 10 de junho de 2015 (quarta-feira)

   



  sessão desta quarta -feira (10 de junho de 2015) vereador Cacique  Nasso Kaxinawa fala na tribuna sobre suas visitas na tarde de ontem.



     Onde o vereador Cacique  Nasso Kaxinawa fez a visita no abrigo de nossa cidade, onde o mesmo ainda  não tinha feito visita no local, para ver como era o clima e como si funcionava ali dentro, o clima dentro do local é dissimílimo que de fato si emocionou em ver aquelas crianças que foram abandonadas pelas próprias mães, em suas palavras: não sei como uma mãe tem coragem de ter seu filho e depois jogar ele ai muitas das vezes mesmo na rua e em  abrigos e muitas delas nem passam para ver seus filhos que então ali naquele abrigo, nunca podia imagina nesse tipo  de abandono de criança, a mãe se propõe a fazes um relacionamento e engravida e depois abandona o pobre inocente, hoje si tem oito criança no abrigo onde o vereador teve conversando com a coordenadora do local dona  Delsuite, se sabe da dificuldade pois se tem gastos e se precisa da o devido apoio.

    Esteve também em visita do IFAC, Obra do IFAC quase concluída ao povo de nosso município principalmente os alunos, estamos recebendo uma escola onde muitos se formarão em diversos cursos sem precisar sair do Município.

     A creche no bairro do triangulo, depois de tanto tempo em construção, e agora se falta pouca coisa para concluir a obra, está quase concluída, a população  em breve estará recebendo esta creche pronta. o vereador Cacique  Nasso Kaxinawa procurará informações para saber o que ainda falta, se é recursos atrasados ou se é a empresa que esta enrolando para entregar a obra pronta.

     E do lado da creche a Escola, Obra da escola Valdina Torquato em fase de construção uma escola pra atender a comunidade do bairro Triangulo, a mesma parece esta com a construção parada.

    Quadra do bairro do Triangulo em breve a população estarão recebendo a quadra esportiva,  a quadra esta quase pronta, já esta toda coberta e com a iluminação, segundo o prefeito se falta só um pouco de adequação, fazer o aterro.

    Na tribuna relata sobre a reabertura dos ramais, chegando ai o verão que a prefeitura venha entra em parceria com o Deracre para reabertura  dos ramais de nosso Município, um desse ramais seria  o ramal do Caucho, o mesmo se esta em uma grande atividade desde o ano passado, na construção de  109 casas do programa minha casa minha vida, já estamos com 30 casas em andamentos e o restante das casas para concluir.

    Redução de gastos, a prefeitura começar a sair do aluguel e começar a compra o Maquinário, para ser fazer um bom trabalho.




Assessoria do Gabinete do Vereador Cacique Nasso Kaxinawa

terça-feira, 9 de junho de 2015

Sessão de Vereadores do dia 09 de junho de 2015 (terça feira)

   

     Na sessão desta terça feira 09 de junho de 2015, o vereador Cacique Nasso Kaxinawa fala na tribuna da câmara municipal de Tarauacá, com agradecimentos pelo reconhecimento do  vereador Manoel Monteiro pela luta e apoio a cultura indígena, fala novamente sobre o festival  que estará acontecendo na comunidade Caucho, onde o mesmo esteve nesse final de semana no local com mais de 45 pessoas que estiveram ajudando na construção  de shubuâ (Kupishawa), e na organização da arena do Caucho, pois  o momento agora é de organização, como é a primeira vez que estará acontecendo o turismo Nativo aqui em nossa cidade.

    E o mesmo em suas palavras falar de sua felicidade, em ver as ruas sendo atijoladas e ao mesmo tempo fica triste, em ver que em nossa cidade se encontra sem delegado, e que a casa de vereadores estará averiguado o relato, pois o mesmo está  aqui não para seu beneficio e nem de sua família, mais em beneficio da  população.
onde  a pouco tempo estivemos em Rio Branco pedindo reforço para nosso povo, esteve aqui por um mês um delegado a qual fez um belíssimo trabalho aqui em nossa cidade de Tarauacá, foi feito um grande movimento para ele ficar mais o mesmo não ficou, e veio um outro e passou uma semanas e também já si foi, e não podemos ficar da forma que está sem delegado em nosso município,  e que nós os vereadores temos que ver isso, para poder dar segurança ao povo, e como vereador estarei cobrando e revindicando a melhoria para  a população tarauacaense.


Assessoria do Gabinete do Vereador Cacique Nasso Kaxinawa

quarta-feira, 3 de junho de 2015

SESSÃO DE VEREADORES DO DIA 03 de junho de 2015 (quarta-feira)

   

    O Vereador Cacique Nasso Kaxinawa fala na tribuna sobre sua viagem a Rio Branco em visita aos gabinetes de nossos representantes eleitos de Tarauacá , que são os deputados estaduais , visitou também a casa civil , ao depasa e entre outros e o mesmo se sentir muito feliz por ter alcançado suas metas . o mesmo também visitou a casa de esporte , onde as informações que a documentação do estadio Nabosão está sendo providenciado e será passada para a prefeitura de Tarauacá .
      Em suas palavras o vereador Cacique Nasso Kaxinawa agradeço ao vice prefeito Chagas Batista por te encarado essa luta junto  também com estadio Nabosão,  e registra sua visita no local e que em sua opinião já se dá para jogar uma bola no campo do mesmo , pois o gramado já esta guase em perfeitas condições, e que juntamente com todo os vereadores estão acompanhando as atividades do estadio Nabosão de perto.
    voltando na pauta de sua viagem na capital onde o mesmo também foi em busca de apoio para a realização do grande festival Hini-Kuin na comunidade do caucho , que estará acontecendo no mês de agosto nos dias 17 á 22 , é pela primeira vez que estará acontecendo na comunidade, estima-se 1200 visitantes , em base de fortalecer e estimar nossa  cultura.
     O vereador Cacique Nasso Kaxinawa também esteve no sábado (30 de maio 2015) na escola placido de castro ,na entrega dos títulos definitivos de terras de produtores rurais das comunidades da BR , fico feliz em ver a satisfação dos produtores rurais , que eles não venham vender suas terras, que venham a cuidar de sua terra e produzir mais , nas plantações e criações de animais, saber valorizar a oportunidade .
    Falou sobre a ação Global que foi um sucesso, e parabeniza a prefeitura pelo apoio.
    Na tarde de ontem (02) esteve em reunião com o prefeito Rodrigo Damasceno , na melhoria de todos, respauta também na dificuldade que teve em seu primeiro ano de mandato , e parabenizar ao prefeito e a todos os vereadores pelo bom trabalho no município.


     O plano diretor que proíbe a construção de casas em áreas de ricos, e sobre o pedido da rua em frente o Rames , pedido feito pelo vereador João Moreira, por ser uma área de rico votamos por somente um aterro no local. em palavras grato pelo plano diretor espero ter contribuído com o povo de Tarauacá , e parabenizo ao presidente Ezi aragão por te organizado os gabinete dos vereadores, com computadores com internet, e agora vale cuidar do patrimônio da casa.


Assessoria do Gabinete

terça-feira, 2 de junho de 2015

agenda do vereador Cacique Nasso Kaxinawa , do mês de Junho de 2015


05 e 06 : Feijó - Aldeia Paroá
15 e 16 : Rio Branco - criação da assessoria de vereadores do Acre
15 á 17 : Cruzeiro do Sul - Politica Indigenista Funai 
25 á 27 : Feijó -Aldeia Paroá 
27 : Feijó - inauguração da Aldeia Shane Kaya- Shanenawa


assessoria do Gabinete 

segunda-feira, 1 de junho de 2015

FESTIVAL INTERNACIONAL HUNI KUIN

Você é nosso coO 1º Festival Internacional Cultural Huni Kuin do Caucho é um evento inédito. Concebido exclusivamente para oferecer ao povo brasileiro e cidadãos de todo o mundo, acesso à riqueza cultural e espiritual do povo "Huni Kuin - O Povo Verdadeiro", também conhecidos como Kaxinawá, através de uma programação exclusiva, que oferece aos participantes momentos pra lá de especiais, na presença dos pajés, caciques, guerreiros e cantadores indígenas da floresta amazônica acreana.

17 A 22 DE AGOSTO DE 2015

[Cacique Nasso Kaxinawá - Idealizador do Evento]


"Este evento é um projeto inédito e revolucionário que será sedeado em Tarauacá - Acre, onde se reunirão as mais expressivas Lideranças da nossa etnia, e demais convidados especiais, onde participarão de todas as práticas espiritualísticas e medicinais direcionadas ao espetáculo dos nossos constumes." você é nosso convidado especial para vivenciar essa experiência!
17 a 22 de agosto de 2015
Terra Indígena Huni Kuin do Caucho
Rio Murú - Tarauacá - Acre - Brasil

17 a 22 de agosto de 2015
Terra Indígena Huni Kuin do Caucho
Rio Murú - Tarauacá - Acre - Brasil

17 a 22 de agosto de 2015
Terra Indígena Huni Kuin do Caucho
Rio Murú - Tarauacá - Acre - Brasil
17 a 22 de agosto de 2015
Terra Indígena Huni Kuin do Caucho
Rio Murú - Tarauacá - Acre - Brasil